• Palmital, 15 de Maio de 2024.

12 carros e uma moto aquática são apreendidos de suspeitos envolvidos em lavagem de dinheiro e descaminho, em Londrina

12 veículos e uma moto aquática foram apreendidos pela Polícia Federal de Londrina, no norte do Paraná, na manhã desta terça-feira (21), durante uma operação contra uma organização criminosa ligada ao descaminho de mercadorias e lavagem de dinheiro.
 
Ao todo, foram 14 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Quatro são cumpridos em Londrina, oito em Arapongas, um em Maringá e um em São José do Rio Preto (SP)
 
Conforme o delegado da Polícia Federal Joel Moreira Ciccotti, os suspeitos comprava mercadorias no Paraguai e Argentina e entravam por Foz do Iguaçu.
 
"O grupo estava estruturado para trazer essas mercadorias e depois comercializar tanto para empresas quanto pela internet", disse.
 
Na operação desta manhã, além dos veículos, as gentes bloquearam imóveis e recursos financeiros nas contas dos investigados, no limite de R$ 6 milhões.

 
Ônibus de turismo transportava as mercadorias

Conforme o delegado, os suspeitos embarcavam em ônibus de turismo que levavam os suspeitos para realizar as compras em CPFs diferentes.
 
"Para evitar um prejuízo maior, como apreensão dos ônibus, eles levavam outras pessoas chamadas 'laranjas de cota' para que essas pessoas assumissem parte das mercadorias", disse.
 
Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de prisão.
 
Além dos mandantes, os alvos foram em endereço das pessoas usadas para fazer compra das mercadorias.


Crime de Descaminho

Descaminho é o crime cometido contra Administração Pública quando não se paga o imposto devido pela compra de mercadoria estrangeira (lícita), seja ela para consumo ou na entrada e saída do país (artigo 334, do Código Penal).


Fonte: G1/RPC PARANÁ